Os vestígios arqueológicos mais antigos encontrados no Concelho do Montijo localizam-se no território da Base Aérea nº6 e nas margens da ribeira de Canha. Nesses lugares foram feitas recolhas de superfície em diferentes épocas e conseguiram obter alguns utensílios do Paleolítico Inferior e do Paleolítico Médio. O período do Neolítico não se encontra bem definido no Concelho excepto alguns vestígios na Atalaia e na zona de Canha, onde se encontraram monumentos Megalíticos do tipo cista.
Há vários vestígios da época Romana, na região de Canha. Nessa zona recolheram-se fragmentos cerâmicos, materiais de construção e fragmentos de mosaico do séc. III. Da baixa Idade Média existem duas estrelas discóides em calcário, que serviam de cabeceiras de sepulturas e são provenientes da Igreja de Nossa Senhora da Oliveira de Canha.
Têm-se realizado sondagens na zona urbana do Montijo e encontraram-se alguns materiais de uso quotidiano da Idade moderna, nomeadamente loiça vidrada, cerâmica comum e faiança.
Pesquisa realizada por:
João Lagoa
Maria Francisca
Sem comentários:
Enviar um comentário